Design social

Postado em:

Futurarte lança nova coleção com patrocínio da Codemge.

 

O estilista Ronaldo Silvestre foi o escolhido para desenvolver a mais nova coleção da Associação Futurarte, de Betim, e que já está disponível para vendas. Durante o período de nove meses, iniciado em agosto do ano passado, o designer realizou oficinas com as artesãs de Betim ensinando novas técnicas e repassando um pouco do seu conhecimento de moda. O resultado tem agradado o público com opções de mais de trinta peças diferentes.

O patrocínio da nova coleção foi todo realizado através do Programa +Artesanato da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).  O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Política Estadual de Desenvolvimento do Artesanato Mineiro apoia atividades que tem por objetivo a valorização do segmento em que a Futurate atua e as ações deste Programa fundamentam-se nos princípios da sustentabilidade socioeconômica e ambiental, da valorização do território como reconhecimento da singularidade e da autenticidade da produção artesanal local, bem como da preservação da tradição artesanal, da identidade local e do senso de comunidade.

Além da criação de uma nova linha de produtos, o objetivo do programa é promover o fortalecimento econômico da Futurarte e estimular a diversificação do uso de materiais, novos modelos, unindo diferentes texturas e cores de forma inovadora. Entre as novidades da coleção a criação de produtos para o público masculino, além de peças tendo o jeans como matéria-prima principal.

' O empoderamento das mulheres, promovendo geração de renda e novas possibilidades de negócios é o principal objetivo do trabalho', explica o estilista. Ronaldo reforça ainda que um dos destaques da Futurarte é o trabalho com materiais reutilizáveis, geralmente excluídos pela tecelagem e confecções. 'Transformamos o descartável em um lindo produto e com alto valor agregado. Além disso, a Futurarte desenvolve projetos para promover mudanças sociais por meio do design. É o que chamamos de designer social', explica.

Antigo parceiro da Associação, Ronaldo trabalhou com a Futurarte em 2008 quando participou de um workshop que resultou na apresentação da Associação ao mundo da moda através de um desfile no Dragão Fashion Brasil, em Fortaleza. Dez anos depois o estilista reforça a alegria de retornar ao projeto. 'Retornamos a Associação com o objetivo de inovar, nos perguntando: o que a associação pode fazer de novo e diferente? Assim, dentro desta proposta, estamos trazendo novos processos e experimentos que visam atender uma demanda tanto do mercado de brindes corporativos, como de moda. E entre as novidades desta coleção a produção também de acessórios masculinos: como porta chuteiras, aventais de barbeiros, de garçons e chefs de cozinha. Com isso abrimos novos pontos de inovação social para a Associação'.

Associada da Futurarte Ângela Carlos de Souza conta que está sendo um prazer trabalhar com o Ronaldo Silvestre e que o grupo conseguiu desenvolver peças ótimas. 'Estou procurando aprender muito, prestando bastante a atenção para evoluir ainda mais'. As primeiras peças da coleção foram apresentadas as passarelas do Brasil no final do ano passado no Eco Fashion Week em São Paulo e no Brasília Trends, na capital federal, agradando público e críticos.

Sobre a Futurarte

A Associação Futurarte foi fundada em 2004 com apoio do Instituto Ramacrisna e visa promover geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade que moram na área rural de Betim. A comercialização dos produtos desenvolvidos na instituição é feita através de seu showroom, Feira Nacional. de Artesanato, eventos, site, redes sociais e vendedora. São feitas peças em tecelagem, cestaria, utilizando jornal, revistas, saco de cimento e argamassa, retalhos de couro e tecido, banner, papelão que se tornam bolsas, carteiras, eco bags, acessórios, objetos de decoração e brindes corporativos.

Sobre Ronaldo Silvestre

Designer, formado pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Artes Visuais pelo SENAC. Ronaldo é natural de ITABIRA (MG) e começou a se envolver com a moda ainda na infância. Através do design aprendeu a olhar tudo como um projeto e não somente como uma peça de roupa especifica.

Em seu trabalho autoral o estilista têm a preocupação de envolver questões atuais vivenciadas pela sociedade como: o eco design, a economia criativa e a preocupação sócio-econômico-ambiental. No seu processo de criação busca aprimorar os estudos e padrões de modelagem e alfaiataria, trabalhando o redesign na desconstrução de tecidos e formas.

Pioneiro no desenvolvimento e qualificação de projetos sociais em comunidades carentes Ronaldo é responsável pela elaboração de projetos que vão desde a linha de produção, o direcionamento e a viabilidade dos produtos, a criação de coleções de roupas e acessórios para cooperativas como a Justa Trama, Unisol Brasil, Cooperfashion, Futurarte, A Cara do Sertão, Instituto Tecendo Itabira. Como adquirir? http://www.futurarte.com.br
 

Precisa de Ajuda?
(31) 3160-6479

Para comprar, tirar dúvidas sobre produtos ou solicitar itens personalizados você pode nos ligar, mandar e-mail ou Whatsapp. 



Atendimento: de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

REDES SOCIAIS
Acompanhe todas as ofertas e novidades.
PagSeguro
formas de pagamento

Site patrocinado por
Futurarte - CNPJ: 26.947.992/0001-52
Rua Aracaju, 321 - Santo Afonso - Betim, MG - CEP: 32623-524